quarta-feira, 30 de junho de 2010

Afinal é bom ter uma barriguinha!


Investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmam que ter uma gordurinha extra nas ancas, rabo e coxas pode proteger as mulheres de doenças cardiovasculares e metabólicas.

Essa gordura pode ser uma ajuda para eliminar os ácidos gordos e contém um agente anti-inflamatório que impede que as artérias fiquem entupidas.

Já a gordura instalada na barriga faz precisamente o contrário, ou seja, as mulheres com o corpo em forma de maçã têm maiores probabilidades de ter uma doença cardiovascular e metabólica, como a diabetes.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

domingo, 27 de junho de 2010

Prevenir o ardor no estômago

É desconfortável, irritante e muito incómodo.

A maioria das pessoas já teve pirose, um ardor na boca do estômago ou parte inferior do tórax, no pescoço e na garganta.

Para prevenir este incómodo, os especialistas aconselham:

- Deixe passar 2 horas ou mais entre o jantar e o sono.

- Evite alimentos e confecções como refeições muito condimentadas, fritos e gorduras, pepino, citrinos, pimento, cebola, alho, alho francês, tomate, álcool, chocolate, café e chá.

- Evite combinar tabaco, álcool e dança antes de dormir.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mais saudável comendo... morangos!


Sabia que os morangos são pobres em hidratos de carbono e fornecem poucas calorias?

Sabia que têm vitamina C, um poderoso antioxidante, e por isso ajudam a prevenir gripes, aumentam as defesas do organismo e facilitam a cicatrização de feridas?

Além destas propriedades, os morangos possuem taninos anti-inflamatórios, ácido fólico e muita fibra e são, ainda, ricos em minerais que participam no bom funcionamento dos nervos e músculos, como o potássio e o sódio, além de ferro e cloro. Tantas propriedades juntas, só podem resultar em vantagens para a sua saúde. Aproveite-as!

O morango é bom para...

- Desintoxicar o organismo.
- Revitalizar e fazer frente ao cansaço e ao nervosismo.
- Proteger-nos contra doenças como o cancro, pela sua fibra e capacidade de reforçar as defesas.
- Prevenir o enfarte.
- Fortalecer o metabolismo.
- Estimular o crescimento de novas células.
- Eliminar líquidos.
- Fortalecer os ossos, os dentes, o cabelo e a pele.
- Aumentar o desejo sexual.
- Favorecer a depuração das vias renais e urinárias.


Regras para escolher morangos

Agora que sabe tudo o que podem fazer por si, aprenda a escolher os melhores frutos:

- São frutas delicadas. Escolha apenas os que têm uma cor intensa, sem manchas escuras, zonas moles nem mofo e opte pelos mais firmes.

- Não amadurecem depois de colhidos. Compre-os maduros e consuma-os nos dias seguintes.

- Se os colocar no frigorífico, não os sobreponha. Assim conservam-se cinco dias.

- Lave-os bem mas durante pouco tempo e com água fria. Depois elimine as folhas.


Artigo publicado em Sapo saúde. Revisão científica: Dra. Marisa Costa (dietista no Hospital de S. João, no Porto). Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Higiene e exercícios para o Verão


Este Verão, não se esqueça de:

Ajudar o organismo a enfrentar as agressões solares prejudiciais depois da diminuição considerável da camada de ozono.

Aproveitar os banhos de mar.

Nunca ficar imobilizado ao sol; colocar um chapéu ou molhar a cabeça.

Não se lavar com sabão após a exposição ao sol.

Evitar as bebidas alcoólicas e os cremes para a pele que contêm álcool.

Aplicar uma compressa embebida em chá sobre as queimaduras. Uma fatia de tomate ou de batata crua colocada na zona de uma queimadura solar durante 15 minutos ajuda a passar o efeito da queimadura e evita que a pele caia ou se empole.

Beneficiar de massagens de relaxamento, vantajosas para reparar o sistema nervoso, ou experimentar a musicoterapia.

Para conservar a saúde do seu coração, inspirar e expirar lentamente, imaginando "purificação e regeneração". Na inspiração, uma energia luminosa e limpa entra no coração para o aquecer, fortalecer, vitalizar.


Na expiração, a fraqueza e a doença saem do coração.

Os minerais mais indicados para esta estação são: o selénio, antioxidante que aumenta a acção da vitamina E; o zinco e o cobre; e o lítio, na prevenção das afecções psiquiátricas e síndromes psicossomáticas. Procure consumir ainda:

  • Magnésio (Nigari), indispensável para todas as funções metabólicas;
  • Cromo, elemento principal para o metabolismo dos açucares;
  • Vitaminas B, em particular B5 e B6;
  • Vitamina C, companheira do ferro, que aumenta as defesas naturais e a vitalidade;
  • Lecitina, um excelente calmante nervoso, de que o sistema cerebral tem necessidade para o seu funcionamento óptimo;
  • DHA, ácido gordo essencial da família dos ómegas 3, a vedeta dos alimentos para o cérebro.


Artigo publicado em Sapo Saúde.

domingo, 20 de junho de 2010

Chá Branco - chá rejuvenescedor


O chá branco é famoso pela sua elevada concentração em polifenóis, dos antioxidantes naturais mais potentes que existem.

Contém três vezes mais polifenóis que o chá verde, e alguns autores afirmam que o seu poder antioxidante é maior que o das vitaminas C e E juntas.

Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres, que se formam no organismo devido aos agentes externos, como a radiação ultravioleta do sol, o stresse, o tabaco, etc, e que são responsáveis pelo envelhecimento celular. Assim, e como o chá branco ajuda também a acelerar o metabolismo e a eliminar a gordura corporal, é conhecido por "chá de beleza".

E como contém uma maior quantidade de antioxidantes que qualquer outro chá, previne várias doenças, como o cancro do cólon ou as doenças cardiovasculares.


Artigo publicado em Sapo Saúde.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cuidados para as pernas


Para tal, comece já a aplicar, todos os dias (descansando uma semana por mês), um creme anti-celulítico à base de algas e hera.
Um dos óleos essenciais mais eficazes contra a celulite e a retenção de líquidos é o zimbro, pelas suas propriedades depurativas.

Acrescente 10 gotas de óleo essencial de zimbro, 10 de cipreste, e 10 de lavanda a 50 mililitros de óleo de amêndoas doces. Massaje as pernas com movimentos circulares, todos os dias, durante três semanas, descansando uma.

Uma vez por semana, aplique óleo de amêndoas doces nas pernas, antes do banho. Este óleo é hidratante, e os seus nutrientes e ácidos gordos ajudam a reconstruir a barreira protectora da pele, proporcionando-lhe maior firmeza e flexibilidade.


Artigo publicado em Sapo Saúde.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

As crucíferas contra o cancro


Numerosos estudos demonstraram que a maior parte dos legumes têm uma acção protectora contra o cancro. Mas o destaque está incontestavelmente nas cruciferas, por causa sem dúvida da sua riqueza em vitamina C, em caroteno (algumas), em fibras e em substâncias protectoras diversas (isocianatos, tiocianatos, etc.).

Juntando couves e nabiças à alimentação de ratos expostos a benzopirenos cancerígenos, alguns investigadores constataram que apenas 44% dos animais desenvolviam um tumor, contra 100% para o lote testemunha. Nesta experiência, foi a couve-de-bruxelas que se revelou mais eficaz, seguida da couve repolho, da nabiça e dos brócolos.

Num inquérito epidemiológico realizado nos Estados Unidos, as pessoas que consumem couve pelo menos uma vez por semana, eram três vezes menos atingidas por um cancro do cólon do que as pessoas que comiam couves apenas uma vez por mês ou menos.

Outros estudos confirmaram que o consumo regular de crucíferas, e em particular da couve, diminui a frequência de numerosos cancros, nomeadamente o do cólon.


Artigo de Jean Claude Rodet publicado em Sapo Saúde.

domingo, 13 de junho de 2010

Camomila para peles sensíveis


Os seus princípios activos são responsáveis pelas suas propriedades anti-inflamatórias e suavizantes, fazendo da camomila o complemento cosmético ideal para as peles mais delicadas e vulneráveis aos efeitos do frio.

Esta planta possui camazuleno e apigenina, substâncias que actuam em conjunto ajudando a desinflamar a pele irritada ou mesmo queimada pelo frio.

Graças à sua riqueza em mucílagos, é muito útil para suavizar e hidratar a pele submetida ao efeito dos aquecimentos muito fortes ou do vento.

Por outro lado, os flavonóides ajudam a retardar o envelhecimento provocado pelos radicais livres.


Artigo publicado em Sapo Saúde.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Açúcar para as mãos


O açúcar é um recurso muito prático para exfoliar as mãos em casa, quando não se tem um produto específico, mais caro. O ideal será dedicar às suas mãos uma sessão exfoliante por semana.

Para tal, basta humedecer o açúcar com um pouco de água , mas pode fazê-lo também com sumo de aloé vera ou óleo de amêndoas doces, obtendo um melhor efeito.

Para finalizar, envolva as mãos em toa-lhas quentes, de modo a activar a circulação periférica, e aplique um creme nutritivo e reparador à base de karité.

Este tratamento é imprescindível se já passou a barreira dos 40.


Artigo publicado em Sapo Saúde.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

L-teanina


O QUE É?

A L-teanina é um aminoácido não formador de proteínas, que se obtém principalmente da planta do chá (Camellia sinensis), onde é muito abundante, chegando a constituir cerca de 50% de todos os aminoácidos presentes nesta planta, o que supõe aproximadamente 2% do seu peso total.

Trata-se de um aminoácido derivado do ácido glutâmico, que pode atravessar a barreira hematoencefálica e chegar ao sistema nervoso, onde se comprovou que favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores muito relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar, e com a diminuição do nervosismo e da insónia.

1. Ajuda a evitar a ansiedade e a controlar o stress, na medida em que se observou que induz o aumento das ondas alfa do cérebro, que são as indicadoras de um estado de rela-xamento. Ao mesmo tempo, favorece no cérebro a formação de neurotransmissores relacionados com o relaxamento e o bem-estar, como a dopamina, a serotonina, e o GABA.

2. Melhora o sono e ajuda a prevenir a insónia, ao proporcionar um estado de maior rela-xamento e ao prevenir a ansiedade.

3. Favorece a concentração e o estado de alerta, apesar de estimular o aumento das ondas alfa cerebrais (relaxantes). Além disso, não provoca sonolência nem falta de coordenação cerebral, sendo então extremamente útil durante a época de exames ou para todas as pessoas que realizam um trabalho intelectual.

4. Possui uma certa actividade antioxidante ao ajudar a combater a acção dos radicais livres.

5. É muito útil em épocas de intenso stress laboral, mental ou durante o processo de adaptação à rotina do trabalho após um período de férias.


Como tomá-la?

Este aminoácido está presente no chá, de modo que dele podemos beneficiar ao beber infusões desta planta.

Mas é preferível tomar a L-teanina combinada com triptófano sob a forma de cápsulas, pois este aminoácido precursor da seroto-nina ajuda a melhorar o efeito da L-teanina.

Cada cápsula deve conter cerca de 168 miligramas de triptófano e 128 miligramas de L-teanina. Recomenda-se tomar quatro cápsulas ao dia, duas ao pequeno-almoço e duas ao jantar.


Artigo publicado em Sapo Saúde.

domingo, 6 de junho de 2010

Portugal é um dos países europeus com maior prevalência de obesidade infantil


A obesidade infantil afecta 12,5% das crianças entre os 2 e os 5 anos e 11,3% das crianças entre os 11 e os 15 anos no nosso país. O excesso de peso atinge ainda 30% dos jovens portugueses, de acordo com o Estudo de Prevalência da Obesidade Infantil e dos Adolescentes.

Por isso, Ana Rito da Plataforma para a Obesidade diz ser tão importante que "a cozinha deixe de ser um espaço interdito aos mais novos e possa ser um local onde as crianças, enquanto brincam, aprendem a confeccionar refeições nas quais a utilização de frutas e legumes contribui para dar mais cor aos pratos e fomentar a adopção de hábitos alimentares saudáveis".

Brincar na cozinha para combater a obesidade
Vários chefes famosos estão a por crianças a confeccionar pratos de fruta e legumes para os fazer consumir comida mais saudável.

Nem sempre é fácil convencer os pais a deixarem os filhos aventurarem-se nos cozinhados, reconhece Conceição Rego, mãe da Patrícia, de sete anos, uma das participantes no workshop de cozinha para crianças realizado na última semana em Évora. "Não a costumo deixar colaborar pois há sempre algum receio em relação ao perigo que representa a utilização de facas e do fogão." A ideia deste workshops , que estão a decorrer por todo o País com o apoio de vários chefes de cozinha famosos, é exactamente atrair as crianças para a cozinha de forma a combater a obesidade infantil.

Neste dia, em Évora, o líder era o chefe António Nobre, que concorda que a presença de crianças na cozinha é "uma forma de as incentivar" a seguir uma alimentação saudável. "Não quer dizer que não comam hambúrgueres ou esparguetes à bolonhesa que há por aí com muita fartura. Mas devem descobrir os outros sabores e, para isso, o papel dos pais é fundamental", diz. Um dos truques, desvenda, consiste em adaptar as receitas a cada faixa etária. Por isso, Nobre colocou os mais novos a construir um "Carro do papá" (receita de Henrique Mouro com ananás, kiwi, iogurte e cereais).

Trata-se de descobrir a "arte" de brincar na cozinha que é um desafio que pode ajudar pais e filhos a combater os problemas associados à obesidade, diz Ana Rito, investigadora do Instituto Nacional da Saúde e vice-presidente do Conselho Científico da Plataforma Contra a Obesidade.

Colaboradora do livro "Hoje, o Chefe Sou Eu!", onde se baseiam este workshops e que reúne receitas pensadas para chefes de 'palmo e meio' por grandes mestres da cozinha, como Augusto Gemelli, Bertílio Gomes, Henrique Sá Pessoa, Mafalda Pinto Leite e Ricardo Costa, a investigadora defende que a cozinha enquanto espaço lúdico pode contribuir para afastar os mais novos do "ambiente obesogénico" em que vivem, "farto em alimentos de elevada densidade energética".

"Quanto mais interessadas as crianças estiverem em cozinhar melhor se habituam a uma cozinha mais saudável e a evitar o fast food", diz , por seu lado, o chefe Henrique Sá Pessoa, autor de programas televisivos sobre culinária e um dos cozinheiros que contribuiu com receitas para o livro, incluindo uma "Frittata de legumes com peito de frango", onde beringelas, brócolos e courgettes são servidos na "companhia" de ovos, frango e cogumelos.

"Quase todas as crianças gostam de ovos mexidos e nesta receita juntei uma quantidade de legumes que, no meio da mistura com os ovos e o frango, passam disfarçados. É um prato bastante colorido e é uma boa maneira de os habituar a comer legumes, um dos produtos que mais falta faz na alimentação das crianças."

No workshop em Évora, a cor enchia os pratos dos miúdos. E, enquanto via a filha cortar um abacaxi para lhe dar a forma de um automóvel, sobre o qual espalhará algum mel, Conceição admite que, apesar dos receios, valerá a pena deixar a filha estar na cozinha, vez em quando : "De facto, as refeições podem tornar-se mais giras se forem participadas por toda a família."

"Talvez seja uma forma de acabar com a birra sempre que se fala na sopa", diz outra mãe, reconhecendo ser "uma tormenta" convencer o filho a consumir legumes ou fruta. "Antes de ir para a escola até comia salada mas depois começou a ouvir os colegas dizer que não gostam dos verdes e agora é difícil convencê-lo do contrário."


Artigo publicado em Sapo Saúde em 06-2010. Fonte: Diário de Notícias

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mulheres são quem mais procura Linha de Apoio ao cancro


A Linha de Apoio à Pessoa com Cancro recebe uma média de 220 telefonemas por mês. As mulheres são quem mais procura ajuda e o cancro da mama é o que suscita maiores dúvidas, segundo a Liga Contra o Cancro.

Desde que foi criada, em Setembro de 2007, a Linha já recebeu 7.135 chamadas, a maioria proveniente de Lisboa (43%) e do Porto (18%), adiantam dados referentes a 31 de Maio. «São cada vez mais os doentes que procuram a Linha Cancro como forma de apoio à informação e de apoio emocional profissional», afirma o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Carlos Oliveira.

A equipa «especializada procura encaminhar a pessoa com doença oncológica e, sobretudo, tranquilizá-la e motivá-la para uma maior qualidade de vida», assegura Carlos Oliveira.

A grande maioria dos interlocutores do número 808 255 255 da Liga Portuguesa Contra o Cancro são mulheres: 73%. Trinta e cinco por cento das pessoas que recorrem a este serviço procura informação sobre a doença, 20% quer saber mais sobre os direitos gerais das pessoas com cancro, 17% sobre os direitos legais e 11% procura apoio emocional.

Os doentes são os principais utilizadores deste serviço (60%) e os familiares ou amigos constituem os restantes 40%. A população conhece os serviços da Linha Cancro através dos centros hospitalares (41%) e da Internet (23%).

Quem não queira telefonar, pode pedir ajuda através de correio electrónico (linhacancro@ligacontracancro.pt ), um serviço criado pela Linha de Apoio à Pessoa com Cancro há um ano. A Linha Cancro tem como principais objectivos educar, informar, esclarecer, orientar, sensibilizar e acompanhar a pessoa com doença oncológica.

O apoio prestado centra-se em quatro áreas de intervenção: apoio social, emocional, esclarecimentos sobre a legislação e os direitos da pessoa com doença oncológica, além de informações sobre a doença e o seu respectivo tratamento.

Em Portugal, o cancro mata anualmente 23 mil pessoas, é a primeira causa de morte até aos 75 anos e, em termos globais, a segunda causa de morte, a seguir às doenças do aparelho circulatório.
Artigo publicado em Sapo Saúde em 06-2010. Fonte: Diário Digital / Lusa

quarta-feira, 2 de junho de 2010

«Doping mental» aumentou 66% nos últimos dois anos


Fármacos habitualmente utilizados para melhorar a concentração e combater o cansaço da memória, o consumo de suplementos cerebrais aumentaram 66% nos últimos dois anos, para as 525 mil embalagens.

A notícia é avançada na edição desta segunda-feira do Diário de Notícias, o qual aponta os estudantes como os grandes consumidores deste tipo de substâncias, também conhecidas como «doping mental».

No entanto, na mesma notícia, os médicos alertam para aquilo que qualificam como «os efeitos devastadores» que estes fármacos podem ter receitados para combater o défice de atenção, a hiperactividade ou o Alzheimer.

outra mãe, reconhecendo ser "uma tormenta" convencer o filho a consumir legumes ou fruta. "Antes de ir para a escola até comia salada mas depois começou a ouvir os colegas dizer que não gostam dos verdes e agora é difícil convencê-lo do contrário."


Artigo publicado em sapo saúde em 06-2010. Fonte: Diário de Notícias.