domingo, 31 de janeiro de 2010

Ver menos televisão pode ajudar a emagrecer 6 kg por ano


Adultos com excesso de peso que reduziram para metade o tempo de TV durante três semanas queimaram cerca de 120 calorias a mais por dia do que um grupo similar que continuou a assistir a cinco horas diárias em média, segundo estudo.

Embora 120 calorias possam parecer pouco, é o equivalente ao número de calorias gastas numa caminhada de 1,6 km, segundo Jennifer J. Otten, principal autora do artigo, publicado no Archives of Internal Medicine.

«Precisamos de um estudo maior para ver se esta intervenção ajudaria na perda de peso ou na prevenção do ganho de peso», disse Otten.

«Mas, se considerarmos de forma cumulativa, seria o equivalente a caminhar oito milhas [quase 13 km] por semana. Durante um ano, poderia ajudar a evitar o ganho de seis quilos.»

Para conduzir a experiência, os investigadores recrutaram 36 adultos com peso a mais e obesidade que viam pelo menos três horas de TV por dia, e designaram aleatoriamente 20 deles para cortar esse tempo para metade.

A redução foi imposta através de um dispositivo de bloqueio electrónico. Todos os participantes usaram acelerómetros presos no braço que mediam os seus movimentos, segundo Otten.

Eles passaram mais tempo em actividades físicas ligeiras ou actividades sedentárias que queimavam mais calorias do que ver televisão - ler, jogar jogos de tabuleiro ou escrever.


Artigo publicado em Sapo Saúde em 07-01-2010

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Melhore a função sexual masculina com... alho!


A disfunção eréctil (vulgarmente designada impotência) é um problema que afecta muitos homens (500 mil em Portugal) mas que não se circunscreve à esfera masculina, uma vez que também afecta a vida sexual das respectivas companheiras.

A ciência encontrou uma forma de contornar esta disfunção através da prescrição de medicamentos que aumentam o nível de óxido nítrico no organismo: relaxa o tecido muscular nas paredes dos vasos sanguíneos do pénis, facilitando o fluxo sanguíneo e, por conseguinte, a erecção. Agora parece que o alho poderá fazer-lhes concorrência, graças à alicina, um dos seus compostos.

Como actua?

Está provado que o alho diminui os níveis de colesterol no sangue; evita e reduz a formação de placas de ateroma, que tendem a aumentar com a idade; e é um antiagregante plaquetário similar à aspirina. Para além disso, também potencia a produção de óxido nítrico.

As suas vantagens

Tudo isso melhora a circulação sanguínea e facilita a erecção: com o caminho mais desimpedido, o sangue pode chegar mais facilmente ao pénis e, ao encontrar os vasos mais relaxados, graças ao óxido nítrico, aumenta o fluxo sanguíneo de toda a zona genital masculina. Este efeito benéfico sobre a circulação sanguínea estende-se a todo o corpo, algo que não acontece com os medicamentos para o tratamento da disfunção eréctil.

A prova científica

Em estudos anteriores que analisavam o efeito do alho sobre o sangue, alguns homens explicaram que tinham notado também uma melhoria na erecção. Este dado levou os investigadores a comprovar a eficácia do alho na disfunção eréctil.

Vários homens foram submetidos a uma dieta que incluía a ingestão diária de três dentes de alho. Ao cabo de duas semanas de estudo, dois deles já haviam notado melhoria e outro experimentou erecções matinais, as primeiras em vários anos.

Interessa-lhe saber...

  1. Cada vez há mais provas de que o consumo regular de alho melhora alguns tipos de diabetes, uma causa potencial da disfunção eréctil (danifica os nervos do pénis e torna-o menos sensível).
  2. A alicina é uma substância que se liberta quando se corta ou esmaga o alho. Assim, quando quiser incluí-lo nos seus pratos, prefira-o cru e pouco cozinhado (cerca de 10 minutos), para obter as máximas propriedades circulatórias.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de Fernanda Soares. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Melhor pequeno-almoço + exercício = Mais gordura queimada

Mude o tipo de hidratos de carbono que come logo de manhã e poderá queimar o dobro de gordura durante o exercício que fizer a seguir, segundo um estudo da Uni9vesidade de Nottingham, Inglaterra.

O estudo demonstrou que atletas em plena forma maximizavam a queima de gordura no corpo quando mudavam os hidratos de carbono que ingeriam - este estudo, feito também em pessoas recém-iniciadas no exercício, demonstrou que qualquer um de nós pode obter o mesmo benefício. E ainda traz um bónus: vai sentir menos fome ao longo do dia quando comer um pequeno-almoço correcto.

O segredo: escolha hidratos de carbono cuja digestão seja mais lenta - ou seja, os menos refinados e que são mais ricos em fibra -, em vez dos que o seu organismo vai transformar rapidamente em energia.



Artigo publicado por Janis Graham na edição de Janeiro de 2010 da revista Selecções do Reader's Digest

domingo, 24 de janeiro de 2010

Consumo de chá verde pode reduzir angústia


Um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition indica que o consumo de chá verde está inversamente relacionado com a angústia psicológica.

Investigadores da Tohoku University Graduate School of Medicine, no Japão, avaliaram se o consumo de chá verde estaria associado com menor angústia, analisando os dados de mais de 42 mil japoneses com idade igual ou superior a 40 anos na população em geral.

Segundo os autores, na pesquisa, o risco de desenvolver angústia entre os participantes que consumiam cinco chávenas ou mais de chá por dia foi 20% menor, em comparação com aqueles que consumiam menos de uma chávena por dia.

Através de um questionário, foram reunidas informações a respeito do consumo diário de chá verde, da angústia avaliada pela escala de seis itens de Kessler, e de outros factores de estilo de vida.

Considerando variáveis como idade, sexo, historial clínico, tabagismo, alcoolismo, tempo gasto em caminhada, dieta, suporte social e participação em actividades comunitárias, os investigadores classificaram 66% dos participantes como tendo angústia psicológica.

Houve uma associação inversa entre o consumo de chá verde e a angústia ajustado para idade e sexo.
Artigo publicado em Sapo Saúde em 04-11-2009.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

As melhores dicas de Saúde da Men's Health


Algumas das melhores dicas publicadas na revista Men's Health ao longo de 100 edições:


Nunca tenha dores de costas
É fácil: flicta a curva lombar cada vez que baixa o corpo para se sentar pode acelerar a destruição dos discos vertebrais, criando um perigo adicional uma vez que os ligamentos espinais tornam-se perigosamente lassos.


Escape à hipertensão arterial
Opte por uma bebida absolutamente natural e livre de álcool, como o sumo de tomate. Segundo o American Hearth Journal, o licopeno, o antioxidante responsável pela cor vermelha, pode ajudar a diminuir a hipertensão até 10 pontos.


Evite o ataque cardíaco
Se pensa que está a ter um ataque cardíaco tome um alka-seltzer, de acordo com um estudo publicado na Thrombosis Research. Contém 325 ml de aspirina, o mesmo que uma aspirina normal e começa a agir contra os trombos quase três minutos antes de outro medicamento.


Artigo publicado na edição online da revista Men's Health.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Consumo de água e leite desnatado pode ajudar a prevenir crises de gota


Há uma nova razão para se consumir bastante água e leite desnatado: ambos podem ajudar a prevenir crises de gota, concluiu um estudos apresentado no Encontro Anual do American College of Rheumatology.

A gota é um tipo de artrite que ocorre mais em homens de meia-idade com excesso de peso, causada pela formação de cristais de ácido úrico nas articulações.

De acordo com os autores, embora a condição tenha um factor genético, não há dúvidas de que o estilo de vida pode contribuir para a doença. E nessa perspectiva, a desidratação é considerada um factor desencadeante dos ataques dolorosos.

Num dos estudos, que avaliou 535 pessoas que tinham sofrido do problema recentemente, investigadores neozelandeses observaram que o facto de os participantes terem bebido de cinco a oito copos de água nas 24 horas anteriores à pesquisa estava associado a 40% menor risco de ter uma crise de gota do que se tivessem tomado apenas um ou nenhum copo.

Em consonância com estudos anteriores, os cientistas demonstraram também que o leite desnatado pode ajudar a reduzir os riscos de gota.

Testes com 16 voluntários indicaram que a bebida reduzia em 10% os níveis de ácido úrico na urina num período de três horas, enquanto o consumo de leite de soja estava associado a um aumento nos níveis do ácido ligado às crises de gota.

Como comparação, um medicamento que trata a condição reduz os níveis da substância em 20% a 30%.

Segundo os autores, a protecção do leite seria atribuída à vitamina B13 –, que promove a remoção do ácido úrico dos rins. Porém, eles destacam ainda ser prematuro fazer recomendações sobre o consumo de água e leite contra gota.



Artigo publicado em Sapo Saúde em 22-10-2009.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Os melhores alimentos anti-stress - Parte 3


FEIJÃO BRANCO
O neurotransmissor chamado noradrenalina dá-nos a sensação de prazer e motivação. Deriva da dopamina, a qual podemos encontrar no feijão branco. Se se sente apático e sem vontade para fazer nada, misture uma lata de feijão branco com um pouco de azeite e mostarda e sentir-se-á como nunca.

CHOCOLATE
Com alto teor de feniletilamina (PEA), o chocolate melhora os níveis endorfínicos. Segundo a Universidade Johns Hopkins de Baltimore (EUA), o açúcar e as gorduras que contém podem ajudar a melhorar o estado de humor.

CHÁ DE GINSENG
Diversos estudos demonstraram que esta substância bastante antiga melhora a resposta do organismo face ao stress e reduz a sensação de ansiedade. Também ajuda a melhorar os estados de espírito e proporciona energia.

ATUM
A produção de serotonina requer vitamina B6, por isso a sua carência pode afectar o nosso estado de espírito. Um estudo da Alternative Medicine Review demonstrou que uma quinta parte das pessoas deprimidas têm falta de vitamina B6. Como o atum proporciona cerca de 59% da dose diária recomendada, não se esqueça de o acrescentar à lista de compras.

Artigo de Pedro Lucas publicado na edição online da revista Men's Health.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os melhores alimentos anti-stress - Parte 2


ALCAÇUZ
A raiz de alcaçuz contém glicirricina, um composto que inibe a libertação de cortisol e que ajuda o corpo a lidar com o stress. Também contém isoflavonas, que se utilizam para tratar os sintomas da depressão.

AMÊIJOA
Cientistas do Hospital Universitário de Kuopio, na Finlândia, descobriram que as pessoas com baixos níveis de vitamina B12 têm mais probabilidades de vir a cair numa depressão. As amêijoas são um dos alimentos mais ricos nesta vitamina e são muito saborosas e fáceis de preparar.

TORANJA
Rica em ácido fólico, crucial no transporte de oxigénio ao cérebro, a toranja também tem um papel chave na produção de serotonina. Um estudo da Universidade de Tufts, em Boston (EUA), revelou que os níveis deste folato no sangue eram mais baixos nos pacientes deprimidos.
Experimente-a grelhada com uma pitada de açúcar amarelo e tabasco.

TRIGO
A trimetilglicina (TMG) contribui para a produção de vários compostos cerebrais que melhoram o estado de espírito, a energia, o bem-estar, a capacidade de alerta, a concentração e a acuidade visual. As melhores fontes são o farelo e o gérmen de trigo. Por isso, opte pelo trigo integral quando compra pão ou cereais.


Artigo de Pedro Lucas publicado na edição online da revista Men's Health.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Os melhores alimentos anti-stress - Parte 1


A melhor solução para a sua felicidade não está na farmácia. Está no supermercado.
Siga as nossas sugestões:

CENOURA
Um estudo do International Journal for Vitamin and Nutrition Research revelou que a carência em vitamina biotina (abundante nas cenouras) conduz à depressão e à fadiga.

ABÓBORA
Contém grande quantidade de zinco e, segundo um estudo da Academia de Ciências da Polónia, é um mineral essencial para transformar os triptófanos em serotonina, a hormona de felicidade. Descasque-a, corte-a e grelhe-a com um fio de azeite.

LEITE DE CABRA
Contém um elevadíssimo teor de cálcio, óptimo para fazer subir o ânimo (50 ml contêm 70% da dose diária recomendada) e necessário para a transmissão dos impulsos nervosos.
A falta deste mineral tranquilizante aumenta o nervosismo e a irritabilidade.

TOFU
Investigações do The New England Journal of Medicine demonstraram que a carência de triptófanos pode levar à depressão.
Com os seus elevados níveis (747 mg por cada 100 g), o tofu é perfeito para manter os níveis altos. Se a textura não o convence, misture-o com um batido e poderá desfrutar dos seus benefícios sem notar a sua presença.


Artigo de Pedro Lucas publicado na edição online da revista Men's Health.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Vai-te embora ó stress - 6 estratégias para não cair nas suas malhas


O stress contagia-se? Claro que sim!

E que exasperante pode ser deixar-se apanhar pelos nervos dos outros.

O melhor conselho é evitá-lo. Como? Basta adoptar comportamentos e gestos que farão, seguramente, toda a diferença:

  1. Durma 7 ou 8 horas por dia para o seu corpo recuperar.
  2. Não permita que nada nem ninguém perturbe a opinião que tem de si mesma. Podem dizer-lhe o que quiserem mas é a si que cabe saber se lhes vai dar crédito ou não.
  3. Reinterprete as situações a seu favor. Às vezes, o que lhe parece um drama, não é. Está cansada ou irritada e qualquer palavra a perturba. Pergunte a si mesma se o que lhe disseram é assim tão importante. Nestas ocasiões, o psicólogo Fernando Magalhães aconselha-nos a darmos uso ao nosso sentido de humor.
  4. Não se deixe ir a baixo perante desafios, erros ou contratempos. Veja-os como experiências. Depois, de os superar, serão enriquecedores para si.
  5. Pratique desporto. Andar a pé, correr... não importa a escolha, o exercício físico é sempre um óptimo anti-stress. Mas, atenção, se jogar em equipa não deixe que o espírito de competição a impeça de descarregar tensões.
  6. Desenvolva boas relações sociais e de amizade. «São dois dos melhores antídotos contra o stress», revela o psicólogo Fernando Magalhães.

Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de Madalena Alçada Baptista. Responsabilidade editorial e científica da informação da revista Prevenir.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

As virtudes terapêuticas da acelga

Perfeita para as dietas de emagrecimento, a Acelga pode ainda ser benéfica para outros problemas de saúde.

A acelga (Beta vulgaris) é um legume originário da bacia mediterrânica, cujas folhas são diuréticas e ligeiramente laxativas. Contém vitaminas (A, B1, B2, C, K e PP) e oligoelementos (ferro, magnésio, cobre, cálcio e potássio). Como é muito rica em fibras, favorece o trânsito intestinal e é o legume perfeito para as dietas de emagrecimento.

A acelga é ainda benéfica para alguns problemas de saúde, como a inflamação do tracto urinário e os cálculos (decocção), a amenorreia, a obstipação e as hemorróidas (decocção), e a epilepsia (suco inalado). As suas folhas cozidas e reduzidas a pasta podem ser utilizadas em cataplasma para aliviar queimaduras, abcessos e furúnculos.

Como a cozedura destrói em parte o ácido oxálico que a acelga contém, prefira a cozedura a vapor. Evite comprar as acelgas pré-cozinhadas. Na salada, escolha as folhas mais tenras. A sua conservação não deve ultrapassar quatro dias no frigorifico, mas a acelga suporta a congelação após um branqueamento de dois minutos.

Apesar de ser recomendada para os idosos no Inverno, a acelga é contra-indicada para os diabéticos e não é aconselhada para as pessoas que seguem uma dieta hiposódica severa ou que sofrem de cálculos renais (litíase oxálica).


Artigo publicado em Sapo Saúde por Jean-Claude Rodet.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis - Cumprir a tradição



Hoje comemora-se o Dia de Reis. Uma tradição muito comum entre nós que desde sempre me lembro de a realizar, consistem em comer uma taça de romãs, misturadas com vinho do Porto com um maço de notas na mão. Dizem que ajuda a ter dinheiro durante o presente ano. Acredite-se ou não nela, é uma tradição "saborosa" para cumprir.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Alimentos que nos dão saúde - Gengibre


É, ao contrário do que muita gente imagina, um caule e não uma raiz, razão pela qual contém componentes vivos que optimizam a sua saúde. Muito utilizado na culinária asiática, além de conferir um aroma diferente, tem um efeito protector, sobretudo no que diz respeito ao cancro do cólon.

Utilize-o ralado para fazer uma marinada de peixe, por exemplo. Pode juntá-lo às sopas, sobretudo aos caldos.


Artigo publicado na edição de Setembro da revista Lux Woman.