sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pirâmide Diurética - Parte 1

Inchaço, edemas e desconforto. Os anéis que deixam de servir nos dedos, os sapatos que custam a calçar ao fim do dia, o botão das calças que teima em não fechar.

O que é a retenção de líquidos?

Em circunstâncias normais, os líquidos existentes no corpo estão distribuídos pelo sangue, líquido celular e líquido extra-celular, num equilíbrio conhecido como homeostase. Dos líquidos que estão fora da célula, 5% correm nos vasos e 15% estão no espaço intersticial (entre os tecidos). Um homem saudável de 70 kg tem cerca de 42 litros de água no corpo, 28 dentro das células, 3,5 l circulantes e 10,5 l entre os tecidos. Se este equilíbrio por algum motivo se alterar e o fluido intersticial não for devidamente excretado pelo sistema linfático, vai ficar retido no organismo, causando edema e inchaço generalizado.


Sintomas
O inchaço pode afectar várias partes do corpo. Pelo efeito da gravidade, é sentido de forma mais intensa nas pernas e tornozelos, mas também pode afectar a face, os braços, as mãos ou a zona abdominal.


Causas
Pode ser uma questão comportamental, como o estar demasiado tempo sentado, hormonal, no caso do síndrome pré-menstrual das mulheres, ou congénito, como doenças cardíacas ou dos rins. O uso de fármacos (pílula anticoncepcional ou antiinflamatórios não esteróides) também podem ser factores de risco.


O efeito diurético
A diurese é a produção de urina pelos rins. Aumentar a diurese ajuda o organismo a eliminar o excesso de água e sódio. Por diminuir a quantidade de fluido que circula nos vasos sanguíneos, a pressão arterial na parede das artérias é menor, o que torna esta dieta a mais indicada para quem sofre de hipertensão.


Artigo publicado em 20-10-2008 no site Performance Online

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ar de... Brócolos


Se o pólen anda a deixá-lo abatido, a ingestão de verduras, tais como os famosos brócolos, poderá ajudá-lo a sentir-se melhor, revelam investigadores da UCLA. No estudo, as pessoas que “devoraram" duas taças de brócolos durante três dias registaram um aumento de 200% no número antioxidantes das suas células nasais.

Os cientistas acreditam que estes compostos ajudam a combater inflamação que provoca as alergias e a asma. Os peritos indicam que a grande quantidade de sulforafanos existentes nos brócolos vão ajudá-lo a respirar muito melhor.


Artigo publicado na edição de Junho de 2009 da revista Men's Health.

domingo, 26 de julho de 2009

Ovos ao pequeno-almoço


Conhece o pequeno-almoço inglês? Ponha de lado o bacon, as batatas e o feijão, mas mantenha os ovos no prato.

Comer ovos de manhã pode ajudar os adultos a perder peso e a manter níveis de energia elevados. De acordo com uma investigação publicada no International Journal of Obesity, incluir este alimento no pequeno-almoço pode contribuir para o sucesso de uma dieta.

O estudo contou com a participação de adultos com excesso de peso e obesos entre os 25 e 60 anos. Em comparação com os que comeram um bolo ao pequeno-almoço (bagel), os que ingeriram 2 ovos, como parte de uma dieta baixa em calorias, perderam mais 65% de peso, tiveram uma redução 61% maior relativa ao índice de massa corporal, e registaram maiores níveis de energia. Os níveis de colesterol assim como os triglicéridos mantiveram-se iguais nos dois grupos.

“A nossa pesquisa demonstra que ao escolher ovos ao pequeno almoço pode melhorar, drasticamente, o sucesso de um plano de emagrecimento. Aparentemente, o aumento de saciedade e energia devido aos ovos, ajuda os pacientes a cumprir uma dieta baixa em calorias” explicou Nikhil V. Dhurandhar, professor no Pennington Biomedical Research Center da Universidade do Louisiana, um dos responsáveis pelo estudo.




Artigo publicado em 28-08-2008 no site Performance Online.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Estudo associa consumo de peixe a um menor risco de demência


Comer peixe regularmente pode ser uma boa forma de reduzir os riscos de desenvolver demência na velhice, segundo um estudo britânico. Os autores, do King's College London, acreditam que o grande responsável por essa relação é o ómega 3, ácido gordo presente em alguns peixes, como o salmão.

Os investigadores avaliaram quase 15 mil pessoas com mais de 65 anos no Peru, México, China, Índia, Cuba, República Dominicana e Venezuela. E, em todos os países, com excepção da Índia, foi observado uma relação inversa entre o consumo de peixes e a prevalência de demência.

“Os nossos resultados estendem as descobertas sobre as associações do consumo de peixe com o risco de demência para populações de países em vias de desenvolvimento, e são consistentes com os dados mecanicistas sobre as acções protectoras dos ácidos gordos ómega 3 de cadeias longas, comummente encontrado em peixes”, explica o investigador Emiliano Albanese.


Publicado em Sapo Saúde em 22-07-2009.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Um banquete explosivo


Existe uma fruta que poderá favorecer a fertilidade. Essa fruta é a romã e o resultado é o fortalecimento do seu esperma. Cientistas turcos descobriram recentemente que os ratos de Laboratório que beberam durante sete semanas um sumo 100% natural de romã apresentavam esperma com poucas anomalias.

Os antioxidantes encontrados na fruta, especialmente vitamina C, podem proteger os ácidos gordos não saturados que formam as membranas dos espermatozóides. Mais uma vez ficaremos à espera de novos estudos para determinar se estes efeitos também ocorrem connosco.


Artigo publicado na edição de Junho de 2009 da revista Men's Health.

domingo, 19 de julho de 2009

Durma para não engordar


Não fique colado à televisão até de madrugada: a falta de uma boa noite de sono pode levá-lo a comer mais que a conta no dia seguinte. Cientistas da Universidade de Chicago (EUA) descobriram que uma privação de três horas de sono Leva a um consumo de quase mais 200 calorias, especialmente em aperitivos e snacks, sobretudo durante o período em que devia estar a dormir.

Apesar do mecanismo subjacente a esta ingestão ainda não estar completamente estudado, uma conclusão é óbvia: quanto mais tempo está acordado, mais tempo está exposto à comida.

Artigo publicado na edição de Junho de 2009 da revista Men's Health.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gordura contra gordura


O peixe gordo não só é amigo do coração mas também do estômago. As gorduras ómega-3 presentes nestes peixes fazem-nos sentir saciados durante mais tempo, segundo investigadores islandeses. Neste estudo, um grupo de pessoas com uma dieta que incluía salmão, sentia-se com menos fome ao fim de duas horas do que o grupo com uma dieta sem peixe.

Os investigadores constataram que ingerir alimentos ricos em ácidos gordos ómega-3 aumenta os níveis de leptina, a hormona responsável pelo controlo da saciedade.


Artigo publicado na edição de Junho de 2009 da revista Men's Health.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Coma mais proteínas


Odeia fazer dieta? Talvez não esteja a comer os alimentos adequados. Investigadores da Universidade de Illinois (EUA) descobriram que duplicar a ingestão de proteínas permite uma maior probabilidade de permanecer fiel à dieta durante um ano, comparando com as pessoas que comem maior quantidade de hidratos de carbono.

O motivo, segundo o referido estudo, é que "no primeiro grupo, como a proteína sacia mais, as pessoas tinham mais energia durante o dia e não acusavam tanto cansaço nem tanta fome como as pessoas do segundo grupo".

Os indivíduos mais cumpridores da dieta consumiram cerca de 40% de hidratos de carbono e 30% de proteínas enquanto que o regime do grupo menos fiel à dieta consumiu perto de 55% de hidratos de carbono e apenas 15% de proteínas.



Artigo publicado na edição de Junho de 2009 da revista Men's Health.

domingo, 12 de julho de 2009

Teste as Gorduras


Exame surpresa! Quais são as principais fontes de gorduras trans (as nocivas)? Se sabe a resposta parabéns! Apenas um em cada cinco homens é capaz de nomear três comidas que contenham gorduras nocivas, indica um novo inquérito do Journal of the American Dietetic Association.

Contudo, a grande maioria da população está consciente de que estes ingredientes (encontrados nas batatas fritas, bolos e bolachas salgadas) aumentam o risco de doenças do coração. Desta forma, evite os alimentos que contenham estas gorduras.


Artigo publicado na edição de Junho de 2009 da revista Men's Health.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Melancia, 24 calorias que hidratam, e não só...


É leve, antioxidante e diurética, e fornece água e minerais essenciais para o correcto funcionamento do seu organismo.

Juntamente com o melão, é a rainha das frutas de Verão. Para além de ser muito refrescante (cerca de 90% da sua polpa é constituída por água), não engorda e tem imensas propriedades saudáveis, sendo rica em vitaminas (A, C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro). Para saber mais sobre os benefícios desta e de outra fruta de Verão, clique aqui.

O elevado conteúdo de licopeno faz da melancia uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade.

Mas não é tudo. O seu poder antioxidante está ainda associado à redução do risco de alguns tipos de cancro, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata (as suas sementes também ajudam a preservar a saúde da próstata, pelo que aconselha-se os homens a beber batidos de melancia com as sementes trituradas).

É um diurético excelente, uma vez que reduz a retenção de líquidos. Também tem propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.

Tem um efeito calmante sobre a mente e as emoções. Para potenciar esta acção, é aconselhável ingeri-la em sumo, separando as sementes, que são oleosas e nutritivas. Se, para além disso, lhe juntar umas cerejas sem caroço, vai obter um bom aliado para a pele e um método natural para combater o stress.

Opte pelas que têm marcas amarelas na casca para garantir que escolhe uma madura. Se as manchas forem brancas ou esverdeadas significa que foi colhida antes do tempo e, portanto, não terá sabor.

Na altura de a comprar, agarre-a com uma mão e dê-lhe umas palmadas com a palma da outra. Se o som lhe parecer oco é porque está no ponto certo.

Finalmente, verifique se a superfície não tem cicatrizes, áreas sujas ou amachucadas nem outros defeitos. Se a comprar aos pedaços, certifique-se de que a polpa é firme e sumarenta.

Inteira, conserva-se à temperatura ambiente durante um mês.

Depois de aberta, guarde-a no frigorífico, envolta em película aderente para evitar que seque. Tente manter a temperatura do frigorífico acima dos 7º C, uma vez que a melancia é muito sensível ao frio e acaba por estragar-se.

Sabia ainda que a melancia pode ajudar a combater a disfunção eréctil? De acordo com o Fruit and Vegetable Improvement Center da Universidade da Universidade do Texas (EUA), a melancia possui um fitonutriente designado citrulina (depois de ingerido é convertido em arginina) que estimula a produção de ácido nítrico, promovendo um efeito de relaxamento dos vasos sanguíneos (o que também é útil no tratamento de problemas cardiovasculares) e facilitando, por conseguinte, a erecção.

Melancia sem sementes

Não é muito conhecida em Portugal mas o facto é que existe. A melancia sem sementes, ou triplóide, tem o mesmo conteúdo de vitaminas, cálcio, fósforo e licopeno, e, acima de tudo, o mesmo sabor que a melancia tradicional.

Começou por ser produzida nos Estados Unidos da América, despertou o interesse dos brasileiros e chegou recentemente a terras de nuestros hermanos. Para saber mais sobre a melancia sem sementes visite o site espanhol www.sandiafashion.com.

Boa fonte de magnésio e potássio

Calorias: 24
Hidratos de carbono: 5,5 g
Fósforo: 5 mg
Cálcio: 10 mg
Potássio: 100 mg
Vitamina A: 50 ug
Magnésio: 12 mg

Valores por 100 g de melancia

Artigo publicado em Sapo Saúde. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sacie-se com maçãs!


Caso não saiba, uma maçã por dia irá retirar-lhe a vontade de comer.

Investigadores da escola Penn State (EUA) descobriram que as pessoas que comem esta fruta 15 minutos antes da refeição ingerem menos 187 calorias do que as que não o fazem. E o mais importante é que as pessoas que comem uma maçã asseguram ter uma sensação de saciedade ainda maior, mesmo depois da refeição.

É sabido que as maçãs contêm grandes quantidades de fibra que saciam, mas existe outra razão: as maçãs requerem um mastigar mais demorado, o que pode levar a que pense que está a comer mais do que o que realmente acontece, indicam os autores do estudo.


Artigo publicado na edição de Junho de 2009 da revista Men's Health.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

domingo, 5 de julho de 2009

Coração de ameixa


Esperemos que não tenha de ir para o hospital para comer ameixas. É que uma substância química desta fruta pode manter as suas artérias limpas.

Quando cientistas da Universidade do Minnesota (EUA) examinaram ratos de laboratório com inflamações, descobriram que os roedores que seguiam uma dieta complementada com ameixas apresentavam uma menor acumulação de placas nas artérias, em comparação com os que não "petiscavam" esta fruta.

Segundo o autor do estudo, ainda não são conhecidas as razões que provocam esta reacção, mas os peritos acreditam que os flavonóides das ameixas dificultam o desenvolvimento de tecidos anómalos nos vasos sanguíneos. Contudo, futuras experiências irão determinar se esta fruta tem o mesmo efeito nos humanos.


Artigo publicado na edição de Junho de 2009 da revista Men's Health

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Queimar calorias


Sabe quantas calorias gasta em 30 minutos de step, bicicleta, natação, escalada, caminhada ou remo?

Queimar calorias em 30 minutos*

Top 10 - Exercícios cardio

  • Step - Um dos exercícios cardio mais eficazes. Exercita pernas, ancas e glúteos, queimando aproximadamente 400 calorias em 30 minutos.
  • Bicicleta - Indoor ou outdoor, pedalar é também um dos melhores exercícios para queimar calorias. Dependendo da velocidade e resistência pode queimar entre 250 a 500 calorias.
  • Natação - Um desporto completo para o corpo, sendo também um excelente treino para outras actividades. Em meia hora pode queimar mais de 400 calorias.
  • Raquetebol - Apesar de não ser ainda uma modalidade muito divulgada em Portugal, é bastante popular em países como os E.U.A. É um excelente treino cardiovascular e queima em média 400 calorias em 30 minutos.
  • Escalada - Exige muita força de braços, pernas e requer um significativo dispêndio energético. Trinta minutos de escalada equivalem, em média, a 380 calorias perdidas.
  • Correr - Tudo o que necessita para ficar em forma é de um par de ténis. Pode queimar facilmente 300 calorias em 30 minutos.
  • Elíptica - Uma excelente forma de treinar a resistência cardiovascular e endurance no ginásio, que lhe assegura uma perda de cerca de 300 calorias em meia-hora.
  • Remo - Para além de promover essencialmente a força de braços, é simultaneamente um bom treino cardiovascular. Queima 300 calorias em 30 minutos.
  • Esqui - Exercita tanto a parte inferior como a superior do corpo. Ronda as 330 calorias.
  • Caminhada - Uma forma mais moderada de exercício cardiovascular. Caminhar meia hora queima aproximadamente 180 calorias, mas se intercalar com sprints ou declives acentuados, pode facilmente ultrapassar este número.

*As calorias apresentadas referem-se a uma pessoa com peso de 66kg.


Artigo publicado no site Performance Online em 03-08-2006

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cozinhar as cenouras inteiras pode aumentar as suas propriedades anti-cancerígenas


As propriedades anti-cancerígenas das cenouras são reforçadas em 25% se forem cozidas inteiras, em vez de serem cortadas antes.

É o que defende um estudo recente da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, e da Universidade da Dinamarca.

Os investigadores descobriram, há cerca de quatro anos, os benefícios da substância anti-cancerígena falcarinol, presente nas cenouras, e agora demonstraram que “cortar as cenouras aumenta a área de superfície, de forma que muitos dos nutrientes são desperdiçados na água da cozedura”.

O investigador Kirsten Brandt, líder do estudo, destaca que “ao cozinhá-las inteiras e cortá-las mais tarde, mantém-se mais nutrientes e o sabor”.

O mesmo estudo constata – num teste com 100 indivíduos – que 80% prefere o sabor das cenouras cozidas inteiras, até porque retêm mais açúcar.


Publicado em Sapo Saúde em 19-06-2009