domingo, 5 de abril de 2009

Óleo de peixe ajuda a tratar crianças com excesso de peso


Cientistas norte-americanos descobriram que a ingestão de óleo de peixes, rico em ómega 3, pode auxiliar no tratamento de crianças com excesso de peso.

Actualmente quase não se fala no óleo de fígado de bacalhau que foi amplamente utilizado desde o século XVIII. Contudo, um estudo da Universidade de Nevada (EUA) concluiu que a ingestão de óleo de peixes pode auxiliar no tratamento de jovens com excesso de peso.

A pesquisa avaliou o efeito do óleo com ómega 3 sobre o perfil de gorduras no sangue em crianças e adolescentes com excesso de peso, entre os 10 e os 18 anos. Todos fizeram dieta e exercícios regulares. Um grupo recebeu, além dessas orientações, doses diárias de óleo de peixe.

Aqueles que receberam o óleo de peixe melhoraram o seu perfil de gorduras no sangue de forma significativa, baixaram os níveis de triglicéridos e aumentaram o colesterol HDL (colesterol bom).

Os que não utilizaram o suplemento, e só fizeram dieta e exercício físico, melhoraram o peso, mas não os níveis de gorduras sanguíneas.

Então, o estudo conclui que a ingestão de óleos gordos, em conjunto com dieta e actividade física, ajuda no combate ao excesso de peso, pelo menos nos jovens, mais do que se eles fizerem só dieta e exercício.

Este estudo é pertinente, pois a epidemia de obesidade que atinge o mundo ocidental está a estender-se às crianças. Estimativas actuais apontam que cerca de 15% das crianças norte-americanas estão com peso acima do ideal.

O excesso de peso das crianças traduz-se por alterações nos níveis de gordura no sangue que, muitas vezes, são semelhantes às de adultos.

Se nada for feito, esses jovens terão mais riscos cardiovasculares no futuro.


Publicado em 6 de Abril em Sapo Saúde.

Sem comentários: